HORÁRIO

Seg - Sex 8h às 11h

12h às 17h

ENDEREÇO

Rua Doutor Higino, 359

Piumhi/MG - 37.925-000

Torne-se um
parceiro AVAMEP

Torne-Se Um PARCEIRO E Ajude nossos Jovens

    Programa Jovem Aprendiz – Seleção dos jovens de acordo com perfil desejado, emissão de contratos, orientações atualizadas sobre a lei 10.097/2000 e acompanhamento durante todo o programa.
Programa Encaminho – Encaminhamento dos jovens capacitados à vagas de trabalho conforme perfil desejado.

Serviços:

  • Programa Jovem Aprendiz – Inscrição e seleção para o Programa Jovem Aprendiz a ser desenvolvido em uma das empresas parceiras;
  • Programa Encaminho – Após as capacitações formamos um banco de currículos com todas as informações dos jovens e encaminhamos às vagas existentes de acordo com a demanda de cada empresa;
  • Programa pré-aprendizagem – Todo jovem inscrito na AVAMEP terá acesso a diversas capacitações até sua efetiva contratação como Aprendiz ou funcionário. Dentre elas: Informática Básica, Português, Matemática, Conhecendo a Constituição Federal, entre outros conforme disponibilidade.

Em Breve - Venda de cursos para jovens e adultos!

[fc id=’1′ type=’popup’ button_color=’#0E6BA8′ font_color=’white’]Patrocine o Projeto[/fc]

[fc id=’1′ type=’popup’][/fc]

Quais empresas são obrigadas a contratar aprendiz?

    Os estabelecimentos de qualquer natureza, que tenham pelo menos 7 empregados, são OBRIGADOS a contratar aprendizes de acordo com o percentual exigido por lei (art. 429 da CLT). É FACULTATIVA a contratação de aprendizes pelas microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP), inclusive as que fazem parte do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições (SIMPLES), bem como pelas Entidades sem Fins Lucrativos que tenham por objetivo a qualificação profissional.
    Nesses casos, o percentual máximo estabelecido no art. 429 da CLT deverá ser observado. Sendo que a cota de aprendizes está fixada entre 5% a 15% por estabelecimento, calculada sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional.

    Os contratos de aprendizagem ainda em curso, quando as empresas forem reclassificadas pela Receita Federal para EPP ou ME, deverão ser concluídos na forma prevista no contrato e no programa.

Avamep Piumhi

atendimento@avamep.org.br

Qual a função do Contrato de Aprendizagem?

    O contrato de aprendizagem é de natureza especial, cujo objetivo principal é a formação profissional do aprendiz. Quando o contrato de aprendizagem chegar ao seu termo final, o jovem poderá ser contratado por tempo indeterminado.

Como é feita a contratação do aprendiz?

    A contratação de aprendizes deve ser efetivada diretamente pela empresa onde se realizará a aprendizagem. A formalização da contratação do aprendiz deve ser feita por meio da anotação na CTPS e no livro de registro/ficha ou sistema eletrônico de registro de empregado, sendo que no campo “função” deve ser aposta a palavra “aprendiz” seguida da função constante no programa de aprendizagem com correspondência com a Classificação Brasileira de Ocupações e em anotações gerais deve ser especificada a data de início e término do contrato de aprendizagem.

Quais são os direitos do aprendiz?

  • Cada adolescente receberá salário Mínimo Hora vigente, conforme previsto nos termos do Art. 428, § 2º da CLT, salvo condição mais favorável com desconto INSS conforme a tabela vigente;
  • Valor mínimo a ser pago para 20 horas em 2021 é R$ 516,66. É vedada a efetivação de qualquer desconto no salário, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou convenção de trabalho. (Art. 462 da CLT);
  • FGTS alíquota de 2% devendo ser recolhida pela CEF.

VERBAS RESCISÓRIAS:

  • Saldo de salário;
  • FGTS (não há cobrança de multa)
  • 13º salário proporcional;
  • Férias e 1/3 proporcional.

Quero Contratar Um Aprendiz, O Que Fazer?

    O primeiro passo para contratar o aprendiz é entrar em contato com a Entidade Formadora e verificar as datas de início de turmas, uma vez que são formadas em média 4 vezes ao ano.

Qual a função do Contrato de Aprendizagem?

    As turmas de Aprendizagem são formadas por pelo menos 20 jovens que foram selecionados pelas empresas, ou seja, caso a empresa queira contratar um aprendiz é necessário aguardar até que tenhamos 20 vagas em outras empresas, para que assim, todos os jovens tenham o contrato iniciando na mesma data.

comentários

Ana Carolina Costa SantaEste é um exemplo de comentário: “A Avamep teve grande importância para mim tanto para o mercado de trabalho quanto pela forma social , o modo de me relacionar com as pessoas mudou drasticamente, Os ensinamentos que tive lá foram de grande importância para a adulta que me tornei hoje. Agradeço de coração a toda a equipe da AVAMEP"

Ana Carolina Costa Santos

Turma 4, AVAMEP

[fc id=’1′ type=’popup’ button_color=’#0E6BA8′ font_color=’white’]Patrocine o Projeto[/fc]

[fc id=’1′ type=’popup’][/fc]

Nossos parceiros