Como o jovem aprendiz deve fazer seu currículo?

0
197

A AVAMEP não trabalha com currículos, e sim com o cadastro de adolescentes e jovens mediante apresentação de documentação, seguindo os seguintes pré-requisitos: 

  • 14 anos a 24 anos completos;
  • Ser estudante de escola pública ou bolsistas da rede particular ou concluído o ensino médio numa dessas condições;

A pré- inscrição é feita através do site: www.avamep.org.br, em seguida será agendado horário para apresentação dos documentos, e aplicado uma avaliação diagnóstica. Seguido de entrevista pessoal feito pela Assistente Social em sua residência, por fim encaminhado aos cursos preparatórios e às empresas conveniadas para seleção. 

Como fazer um currículo?

Porém, apesar da Avamep não trabalhar com os formatos de currículo tradicionais, as empresas parceiras ao chamarem os jovens para entrevista, poderão solicitar um currículo adicional. Sendo assim, é recomendado que o adolescente tenha um currículo pronto, para os casos em que precisar apresentá-lo. 

Sendo assim, é de extrema importância que o documento seja redigido corretamente, sem erros de formatação e que tenha uma boa aparência. Muitos jovens se sentem inseguros no momento de fazer o currículo, principalmente por não terem muitas experiências para adicionar, o que não é um problema, uma vez que as empresas são conscientes de que estão contratando um aprendiz. Além disso, caso não haja experiências profissionais para acrescentar ao currículo, faça cursos, atividades extra curriculares, trabalhos voluntários, buscando experiências que possam enriquecer de outra maneira. 

O que não pode faltar no currículo?

Além das experiências, existem algumas informações básicas que são imprescindíveis em um currículo, como o nome, telefone, e-mail e uma breve explicação sobre seu perfil profissional. Mas, atenção, não pegue qualquer modelo de currículo pronto disponível por aí, tente fazer um documento personalizado e bem estruturado, que chame atenção na hora da análise. Atualmente existem inúmeras plataformas que podem auxiliar, como o Canva, para ideias de currículos, o YouTube que possui diversos vídeos explicativos, o Word, entre outros. 

Currículo digital ou Currículo impresso – Qual é melhor?

Quanto ao envio do currículo, dependerá da solicitação da empresa. A maioria delas prefere o formato digital, por ser mais prático e profissional, neste caso se atente às orientações e formule um e-mail para o encaminhamento. Já nos casos de encaminhamento por meio físico, se atente à estética do papel que irá entregar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here